Olá Visitante! (Para sair, identificar-se, clique aqui)

A curcumina pode ser uma das melhores maneiras naturais para aliviar a depressão

  • A curcumina pode ser uma das melhores maneiras naturais para aliviar a depressão

A curcumina pode ser uma das melhores maneiras naturais para aliviar a depressão


A curcumina, principal ingrediente ativo na cúrcuma (Curcuma longa), é a coisa mais próxima que as pessoas têm de uma bala de prata. Estudos mostraram que ela pode ser usada para tratar uma variedade de doenças, incluindo doenças cardiovasculares, Alzheimer e até mesmo câncer. Agora, uma meta-análise publicada na revista Phytotherapy Research sugere adicionar depressão à lista. Pesquisadores iraquianos e australianos reanalisaram a eficácia e a segurança da curcumina no tratamento dos sintomas dessa doença debilitante.


A curcumina pode ser usada contra envelhecimento?

A depressão, clinicamente conhecida como transtorno depressivo maior, é uma condição que afeta 16 milhões de adultos somente nos EUA a cada ano, de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças. Embora os tratamentos para o distúrbio estejam disponíveis, pelo menos metade dos pacientes interrompe o tratamento devido a eventos adversos. Em particular, os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs), uma das prescrições mais comuns para a depressão, podem aumentar muito o risco de sangramento intestinal.

Um estudo publicado no Journal of American Osteopathic Association revelou que os pacientes que tomam ISRSs têm 40% mais probabilidade de sofrer de sangramento gastrointestinal grave. Tomar medicamentos de venda livre com ISRSs pode intensificar particularmente esse risco.

Vários estudos já identificaram a ligação entre a curcumina e melhora dos sintomas de depressão. Em uma revisão separada publicada no Journal of Pós-Aguda e Long-Term Care Medicine, pesquisadores da Universidade Nacional de Cingapura identificaram que a curcumina foi bem tolerada pelos pacientes e relatou não ter efeitos colaterais a longo prazo. O estudo também descobriu que a curcumina exibia propriedades significativas de ansiedade, com base em dados de 377 pacientes. Curcumina também foi encontrada para ser eficaz no tratamento da depressão por conta própria ou com outros medicamentos fitoterápicos.

Na meta-análise, os pesquisadores analisaram dados de duas décadas usando vários bancos de dados, incluindo PubMed, Scopus, PsycINFO, JAMAevidence e Cochrane Library, entre outros. Os pesquisadores usaram palavras-chave como curcumina, depressão, MDD, eficácia e efeito para reunir estudos pertinentes. Os estudos incluídos na revisão tiveram um total de 342 pacientes que receberam curcumina ou placebo com a terapia antidepressiva.

Os resultados indicaram uma redução significativa nos sintomas de depressão após a terapia com curcumina. Em particular, a curcumina foi especialmente eficaz em pacientes de meia-idade e naqueles que foram tratados por mais de seis semanas.

“Concluímos que há evidências de que a administração de curcumina reduz os sintomas depressivos em pacientes com depressão maior”, concluíram os pesquisadores em seu relatório. 

A ligação entre a curcumina e saúde cerebral

Vários estudos estão disponíveis sobre os efeitos da curcumina em termos de aliviar a depressão. No entanto, também é importante notar que a curcumina faz mais do que regular o humor e a depressão, dada sua ampla gama de benefícios para aumentar o cérebro. Aqui estão apenas algumas das maneiras que a curcumina melhora a saúde do cérebro de uma pessoa.

Protege o cérebro contra o envelhecimento. O que separa a curcumina de outros antioxidantes é que ela pode atravessar facilmente a barreira hematoencefálica para proteger as células contra o dano oxidativo causado pelos radicais livres. Ingerir a curcumina pode melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro e até mesmo estimular a produção do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), uma proteína responsável pela criação de novas células cerebrais.

Pode potencialmente ser usado no tratamento da doença de Alzheimer. Estudos iniciais sobre a capacidade de curcumina para ser usado no tratamento de Alzheimer são promissores. Estudos preliminares descobriram que a curcumina pode quebrar placas amiloides, que são encontradas nos cérebros de pacientes com a doença.


Carregando, por favor espere!

Posts relacionados


Aqui Uma Forma Rápida de reduzir açúcar no sangue
1471

Aqui Uma Forma Rápida de reduzir açúcar no sangue

Sempre que você passa de uma fase difícil como aceitar que deve reduzir açúcar no sangue, vem outra questão: como fazer para reduzir esse açúcar? Há várias formas de se fazer isso, em grande parte verificada por doutores ou pessoas da área Ler mais

  • 0 Comentários