O e-commerce no Brasil hoje: 4 fatos que você não sabia

  • O e-commerce no Brasil hoje: 4 fatos que você não sabia


Se, há duas décadas, o e-commerce era uma realidade que ainda parecia distante, nos últimos anos, esse tipo de comércio vem conquistando cada vez mais espaço em diversos países.

 

Nos últimos meses, comerciantes que ainda resistiam à adoção de mecanismos virtuais para ampliar suas vendas se viram obrigados a utilizar o comércio virtual para sobreviver ao isolamento físico provocado pelo cenário global.

 

Uma pesquisa divulgada em fevereiro, pela empresa NeoTrust, mostra que, apesar de a instabilidade econômica vista no Brasil há alguns anos, a venda de produtos on-line faturou R$75,1 bilhões, o que representa um crescimento de 22,7% em 2019, em comparação ao ano anterior.
 

Entre as razões levantadas por especialistas para esse crescimento notável, destacam-se: a ampla integração multicanal, o desenvolvimento e a consolidação do modelo de marketplace no país, além do crescimento da média de clientes que fizeram, no mínimo, uma compra on-line.

Mulheres e adultos compram mais

De acordo com a pesquisa da NeoTrust, as mulheres foram as que mais compraram virtualmente em 2019, correspondendo a 52% do total de transações. Contudo, mesmo comprando mais, o público feminino gastou uma média menor (R$ 371,70) do que os homens (R$473,60).

 

A pesquisa aponta que uma das possíveis razões para isso é o fato de que as mulheres compram, em média, itens mais baratos do que os homens, o que acaba produzindo tíquetes médios de valor mais reduzido.

 

Outro aspecto levantado por essa pesquisa diz respeito à faixa etária dos consumidores. As pessoas com idade entre 36 e 50 anos foram as que mais compraram virtualmente (33,6%), seguidas pelo público entre 26 e 35 anos (31,8%), aqueles com até 25 anos (19,5%) e os clientes com mais de 51 anos (15,1%).

Nordeste é a região que mais cresce

O Sudeste é a região que lidera as vendas virtuais no país, sendo responsável por 66,2% de todos os pedidos realizados em 2019. Isso acontece porque esse território abriga uma população grandiosa (41% dos habitantes nacionais) e com alto poder aquisitivo.

 

Em contrapartida, o Nordeste é a região que mais vem crescendo nos últimos anos, embora tenha sido responsável por 11,9% das vendas realizadas em 2019. A região Sul é a segunda que mais consumiu virtualmente (14,1%), enquanto o Centro-Oeste e o Norte corresponderam a 5,8% e 2% do total das vendas realizadas no e-commerce nacional.

Maioria dos consumidores prefere pagar à vista

Embora piadas sobre a fatura alta do cartão de crédito em datas comerciais, como o Natal e a Black Friday, sejam muito comuns, a pesquisa da NeoTrust mostrou que a maioria dos consumidores virtuais preferem pagar à vista (42%, com um tíquete médio de R$ 319).

 

O interessante é perceber que o segundo comportamento mais frequente é parcelar o pagamento em até quatro vezes (34%, com um tíquete médio de R$741) e a minoria opta por duas ou três parcelas (24%, com um tíquete médio de R$232).

Beleza é o segmento com maior crescimento

Apesar de roupas e acessórios ainda liderarem os pedidos virtuais feitos por consumidores brasileiros (21%), produtos de beleza e perfumaria constituem o segmento que mais cresceu no e-commerce nacional nos últimos anos, tanto em número de pedidos, quanto em faturamento.

 

Ainda vale destacar que os chamados “compradores únicos”, que realizam, ao menos, uma compra on-line por ano, cresceram vertiginosamente ano passado (40,6% em relação a 2018) e alcançaram 31,4 milhões de pessoas. Especialistas apontam que é importante acompanhar os números desses consumidores, já que, futuramente,  eles podem realizar compras on-line com mais regularidade ao longo do ano.


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