5 mudanças que a tecnologia vai implementar na indústria têxtil nas próximas décadas

  • 5 mudanças que a tecnologia vai implementar na indústria têxtil nas próximas décadas


A transformação digital vem mudando, drasticamente, o mundo no início do século XXI. E as mudanças devem se aprofundar em todas as áreas nas próximas décadas. Aqui, vamos citar as cinco principais alterações que devem acontecer no setor têxtil, com tecidos de alta tecnologia e uma mentalidade empreendedora.

Assim como outros campos da indústria, o têxtil vem se modernizando e, através da tecnologia, consegue encontrar novas maneiras de se tornar competitivo no mercado. Afinal, em um mundo que se movimenta muito rápido, é preciso acompanhar as tendências para não perder espaço.

Principais tecnologias da indústria têxtil

As modificações trazidas por novas tecnologias afetam todas as etapas da produção têxtil. A inovação desta indústria já está em curso e por isso, vamos mostrar, abaixo, os cinco principais progressos do setor e como eles devem mudar esse mercado nas próximas décadas. Confira:

Sewbots e otimização da produção em massa de tecidos

Os sewbots são robôs voltados à produção têxtil com software de visão computacional. Eles atuam na confecção e manipulação de tecidos. Dessa forma, eles auxiliam todos os processos de produção dos tecidos, da confecção à etiquetamento, e até mesmo nas vendas, controlando o estoque.

Ao utilizarem essa tecnologia, as fábricas conseguirão produzir roupas em massa com muito mais rapidez e menos falhas. O desperdício de tecidos é reduzido, assim como a matéria-prima, através de soluções de baixo impacto ambiental.

Impressão 3D, a facilidade de customização e a diminuição dos desperdícios.

A indústria têxtil está bastante preocupada em reduzir o desperdício de recursos, como água e energia elétrica. A impressão 3D tem o objetivo de evitar a perda de artifícios e de tecido, além de apresentar novas técnicas de customização de roupas.

Com essa tecnologia, as fábricas conseguem diminuir o descarte de matérias-primas e podem produzir mais peças customizadas em menos tempo. Além disso, a impressão 3D também facilita a criação e os ajustes em novos modelos, trazendo mais rapidez e praticidade.

Big data e o acompanhamento das tendências do mercado

Além do foco em sustentabilidade e produção em alta, a indústria têxtil também deve estar atenta ao mercado. Com isso, o uso do big data deve ser ampliado nos próximos anos. Essa tecnologia é capaz de mapear todas as etapas do processo de produção, gerando informações que podem trazer melhorias.

O big data também se mostra muito eficiente nas vendas e na formação de um público fiel da marca. O grande volume de informações sobre os clientes possibilita a montagem de estratégias de marketing muito mais efetivas.

Nanotecnologia e os tecidos inteligentes

A nanotecnologia consegue fazer a manipulação de matérias-primas em átomos ou moléculas, podendo ser aplicada a fibras e fios de tecidos. Essa tecnologia tende a se popularizar no setor têxtil, nos próximos anos, trazendo diferenciais competitivos para as marcas.

Os tecidos inteligentes cumprem diversas funções antes impensadas, apresentando vantagens como, por exemplo, serem antichamas, terem proteção ultravioleta, antiestresse e detector de poluição. Isso tudo em roupas modernas, elegantes, com bom caimento e bem macias, como se não houve nenhuma alteração no tecido.

Reutilização de energia e a sustentabilidade em primeiro lugar

A indústria têxtil está buscando formas de produzir tecidos com baixo impacto ambiental. E a reutilização de energia é uma tecnologia que pode ajudar nesse combate ao desperdício.

Ainda sem ser implementada, a ela deve se tornar uma tendência em fábricas nas próximas décadas. A intenção é conseguir desenvolver projetos que gerem e conservem energia por meio das roupas para que a eletricidade produzida seja reutilizada durante todo o processo de fabricação dos tecidos.


Comentários

Escrever comentário

Nota: HTML não suportado!

Avaliar

Posts relacionados


Por que criar um relacionamento com o consumidor?
991

Por que criar um relacionamento com o consumidor?

Conquistar o cliente, além de difícil não é barato. Toda estratégia envolvida no marketing para fisgar o consumidor pode custar de cinco a seis vezes mais, comparando com o custo para manutenção da clientela. Ler mais

  • 0
  • 0 Comentários
Whatsapp Whatsapp