Olá Visitante! (Para sair, identificar-se, clique aqui)

O que precisa para iniciar na Confeitaria

  • O que precisa para iniciar na Confeitaria

O que é preciso para iniciar na Confeitaria?

Não só da receita certa e de um bom cozinheiro se faz um prato perfeito: é preciso saber usar as ferramentas certas.


Se você pensa em abrir uma confeitaria ou gosta de fazer doces por hobby, você já sabe o quão importante é ter os utensílios corretos para conseguir realizar da melhor forma aquela receita desejada.

A falta dos equipamentos corretos na hora de começar seu negócio inviabiliza e dificulta todas as receitas, já que, por exemplo, se você não tiver a quantidade certa de formas para os pedidos de bolo, você pode não conseguir entregá-los no horário marcado.

Além disso, para uma confeitaria de sucesso, é preciso que seus profissionais contem com uma cozinha bem equipada e especializada.

Já se você é confeiteiro por hobby ou quer começar a investir nesta área, não se preocupe!

Vamos te dar dicas de quais utensílios você precisa para qualquer tipo de receita.


Quais utensílios preciso para minha Confeitaria?



Confira os itens que não devem faltar para você começar.


Forno

 

A escolha do forno é uma parte bastante importante na hora de fazer doces, pois é preciso obter a temperatura ideal para cada tipo de receita

 

Para as cozinhas profissionais, os tipos de fornos variam bastante: o mais indicado é aquele que atende às necessidades do seu negócio. Se sua confeitaria é de pequeno porte, por exemplo, o forno a gás pode te atender, já que ele é mais econômico.

 

Mas, se você precisa de agilidade, o forno elétrico é mais rápido no preparo e pode ser a melhor escolha.

 

Se você vai fazer receitas em casa, opte pelo forno elétrico. O forno elétrico aquece por igual, mantém melhor a temperatura para que seus bolos, por exemplo, assem de maneira mais uniforme, sem aquela crosta na superfície.

Formas

Como o próprio nome já diz, esse utensílio dá a forma para o seu prato. Quanto mais diversificado foi seu cardápio, mais formas você irá precisar.

 

No caso de um estabelecimento de confeitaria, além de grande variedade de formas, é preciso escolher por um só tipo de forma que seja o padrão de seus bolos.

Além disso, existem formas diferentes para tortas, cupcakes, muffins, e até bolos - desde formas com furo no meio, para um bolo redondo, até uma forma inteira e retangular.

 

A escolha das formas não fica apenas nos formatos: é preciso escolher a forma adequada para sua receita levando em consideração o material. As feitas de alumínio são as ideais para bolos já que possuem um acabamento opaco, portanto não refletivo, mantendo e distribuindo o calor de modo ideal. Já as formas de silicone são indicadas para fazer cupcakes e muffins.

Batedeiras e mixers

 

Essenciais para fazer suspiros, merengues, marshmallow, chantilly e glacê, as batedeiras e mixers economizam tempo e dão consistência nas receitas.

 

Para quem começou a vida de confeiteiro batendo a mão, a compra de uma batedeira elétrica faz toda a diferença. Se esse ainda não é seu caso mas você está em busca desse novo equipamento,  o ideal é comprar uma de mão que pode ser acoplada a uma base, com tigela giratória, já que assim você poderá usar ela das duas formas.

 

Existe uma grande variedade de batedeiras e mixers para a cozinha profissional: escolha qual atende sua necessidade, já que algumas permitem, por exemplo, diversas velocidades específicas ― o que irá influenciar na consistência do prato.

Xícaras de medidas


Quem faz receitas sabe: as medidas são faz parte do segredo para que o resultado seja o esperado. Por isso, seja na cozinha da sua casa ou de sua confeitaria, é importante investir em várias xícaras de medidas.

 

No mercado, encontra-se xícaras de medidas em vários modelos e materiais. Se você cozinha em casa um kit simples pode te atender: geralmente eles possuem 1 xícara de chá, 1/2 xícara de chá, 1/3 xícara de chá, 1/4 xícara de chá e 1/5 xícara de chá.

 

Na cozinha profissional, é importante ter várias xícaras de medidas disponíveis para seus confeiteiros.

Colher de medidas

 

Seguindo o mesmo raciocínio das xícaras de medidas, as colheres de medidas servem para padronizar as medidas dos ingredientes que serão usados. 

Normalmente esse utensílio é vendido com as medidas no padrão americano,  com os registros:

 

     1 TBSP (tablespoon) = 1 colher de sopa

     ½ TBSP =  ½ colher de sopa

     1 TSP (teaspoon) = 1 colher de chá

     ½ TSP = ½ colher de chá.

 

Assim como as xícaras, o que as diferencia entre os diversos modelos de colheres de medidas disponíveis no mercado é o material com que são produzidas: você encontra elas em plástico e, até, aço inoxidável.

Bicos de confeitar

 

Os bicos de confeitar são utensílios usados para acabamentos em pasta americana (glacê real) ou para cobertura de tortas (chantilly, marshmallow ou glacê cremoso). Imprescindível para a decoração de seu doce, os bicos de confeitar podem ser de alumínio, plástico ou inox.

 

No mercado, você pode encontrar bicos de confeitaria em dois tamanhos: eles podem ser encaixados em adaptadores apropriados (que são colocados dentro do saco de confeitar) ou diretamente dentro dos sacos com um corte pequeno na ponta.

 

Confira os principais tipos de bicos disponíveis:

 

     Perlé: redondinhos, muito utilizados para fazer contornos, rendas, letras, gotas, poás, etc.

     Babados: ideais para acabamentos e produzem efeito de conchinhas, além dos babados tradicionais.

     Pitanga aberta: ótimos para desenhar estrelas e flores, ou mesmo formatos de concha. Além disso, esses servem para fazer acabamentos, cordões e alguns arabescos.

     Pitanga fechada: este bico “mais fechado” cria ranhuras mais fundas. É bom para fazer conchas, estrelas, flor-de-lis e outras formas.

     Pétalas: criam pétalas de flores, plissados, drapeados e arcos. Você pode fazer rosas grandes e pequenas.

     Folhas: para criar o efeito, é preciso controlar bem a pressão feita no saco, aumentando gradualmente, além de fazer o movimento para frente e para trás para fazer as ranhuras.

     Múltiplo e chuveiro: com este tipo de bico é possível fazer linhas, cordas, cabelos e estrelas.

Sacos de confeitar

 

Usado juntamente aos bicos, os sacos de confeiteiro são usados nas decorações de bolos, cupcakes, tortas, etc. Além disso, eles podem servir para preencher pequenas formas e recipientes

 

Os sacos de confeiteiro podem ser reutilizáveis ou não, dependendo do material de que ele é feito. A escolha pelo saco reutilizável é mais indicada, já que esse tipo de saco é feito de um tipo de plástico mais resistente e são mais fáceis de se manusear.

 

Mas, se você possui uma cozinha profissional, é importante obter dos dois tipos, já que os descartáveis são ótimos para fazer detalhes ou usar com chocolate. Esse tipo de saco pode ser feito de um plástico mais fino ou  com papel manteiga.

Forminhas de papel

 

A apresentação de um prato é uma importante parte do ritual da alimentação, já que, como diz a máxima “comemos com os olhos”.

As forminhas de papel cumprem bem esse papel, especialmente se você trabalha com confecção de doces para festas. Adquira vários tamanhos ― para os diferentes tipos de docinhos ― e cores e estampas.

Embalagens

 

Já se seu negócio não se prende apenas às festinhas, é importante que você tenha, também, embalagens criativas e chamativas.

 

Elas são parte do cartão de visitas do seu produto: por isso, capriche no enfeite e crie embalagens e atraentes que deixem todos de água na boca!

Balança

 

Para quem cozinha em casa, a balança serve para medir os ingredientes e padronizar as receitas feitas.

 

Já para quem tem uma cozinha profissional, a balança vai além: ela mede quanto cada um de seus produtos pesa, informação imprescindível em qualquer etiqueta no mercado alimentício.

 

A balança ideal para confeitarias é aquela com capacidade máxima para 15kg, pois ela consegue pesar os itens leves, como cupcakes e pesados, como tortas e bolos. Se seu negócio possui uma variedade grande de produtos disponíveis e você queira etiquetá-los, a indicação aqui é adquirir uma balança com etiquetador acoplado.

Potes de plástico

 

Os potes de plásticos servem para tudo na cozinha, independente do tipo de cozinha que estamos falando.

 

São eles que te ajudam a conversar de forma apropriada alimentos que sobraram e até, levar aquele pedaço especial de bolo para alguém querido.

 

Além disso, eles auxiliam na preservação dos ingredientes e te ajuda na organização da cozinha, deixando tudo que você precisa encontrar mais visível e fácil de achar.

Utensílios complementares para confeitaria



Espátulas

 

Existem inúmeros tipos de espátulas no mercado, de marcas e materiais diferentes. A melhor escolha é aquela que se adequa ao que você precisa na cozinha.

 

Se você deseja, por exemplo, misturar as massas e aproveitar ao máximo a receita, além de maior resistência, adquira as de silicone.

 

Já se seu objetivo é ajudar a nivelar as massas de bolos nas assadeiras e espalhar recheios em bolos e alisar as coberturas, sua escolha deve ser pela espátula de metal.

 

Confira quais os cabos são os mais indicados para sua receita:

 

     Cabo de acrílico: são leves e as melhores para segurar, mas se quebram com facilidade na hora de mexer massas e recheios mais pesados.

     Cabo de inox: são ideais para misturas pesadas pois não quebram, mas esquenta se você estiver preparando algo muito quente (como caldas de açúcar e caramelo).

     Cabo de madeira: se adaptam bem a qualquer situação (suportam as temperaturas muito altas sem queimar sua mão e não quebram com facilidade), mas precisam de cuidados redobrados de higiene para evitar a proliferação de fungos e bactérias.

 

Termômetro de doces

 

Em algumas receitas esse utensílio é indispensável ― como na confecção de calda de açúcar ou caramelo. Existem vários tipos de termômetros: diferentes materiais, que atinjam determinadas temperaturas e aqueles que são, até, à prova d’água.

 

Um modelo inovador é o termômetro para bolo, que mede o “ponto” certo de cocção, que vai de 80% pronto. Se o bolo passar de “pronto”, o termômetro indica que seu bolo está “overcooked”, ou seja, assou mais do que o necessário .

 

A escolha depende de qual será seu uso para esse objeto. Mas, se você deseja um termômetro simples e eficiente, a indicação aqui são os termômetros digitais, que são mais precisos.

Grade de resfriamento

 

Esse objeto ajuda a resfriar os cupcakes e bolos de forma mais rápida e uniforme, sendo assim, essencial para as confeitarias. Ele pode se encontrado no formato redondo ou retangular.

 

Mas, se você estiver em casa e não desejar fazer esse investimento, uma opção tão eficiente quanto é usar a grade do seu forno.

 

Rolo de macarrão

 

Usado para estender massas, o rolo de macarrão é essencial para a confecção de bolos. Você pode usar de rolos de madeira ou de polietileno.

Essa última opção muitas vezes é a mais recomendada, já que ele é atóxico, resistente e impermeável ou seja, impede a proliferação de bactérias e fungos.

Bailarina

 

Esse utensílio é uma ótima “mão na roda” na hora de confeitar seu bolo. A bailarina serve para que você possa repousar seu doce no momento de fazer o acabamento: ela tem uma rotação de 360°, então você não irá precisar rodar a base do bolo para confeitar.

 

A dica aqui é uma bailarina com antiderrapante na base, para que o bolo não corra o risco de escorregar, e a que possa inclinar levemente, para auxiliar na hora de decorar as laterais.

Batedor de ovos ou fouet

 

Mesmo que você já possua a batedeira elétrica, nunca é demais ter esse instrumento de segundo plano. Afinal de contas, nunca se sabe, por exemplo, quando a batedeira irá estragar ou você irá ficar sem luz.

 

Além disso, esse objeto ajuda a desfazer aquelas “pelotas” inconvenientes que surgem no preparo de uma receita.

 

O utensílio pode ser de inox ou silicone. Os de inox são mais resistentes, mas os de silicone têm a vantagem de não riscar panelas de teflon e outras superfícies anti-aderentes.

Ralador de casca de limão e laranja - zester

 

Muitas receitas na confeitaria levam raspas de limão e laranja, que pode ser um grande toque final em bolos, mousses e tortas.

Os raladores tradicionais não chegam perto do efeito profissional de um ralador específico para cascas de limão e laranja. Vale a pena o investimento.

Peneiras

 

Muitas receitas pedem que os ingredientes em pó sejam peneirados. Além disso, a peneira ajuda a “aerar” ingredientes secos como farinha, fermento, chocolate em pó e açúcar, deixando a massa mais leve e ainda evita grumos indesejáveis na receita.

 

Para isso, a escolha deve ser por peneiras grandes com furinhos mais espaçados.

Caso você precise da peneira para gemas de ovos, a indicação são peneiras pequenas, com furinhos pequenos, que consigam reter a película do ovo.

 

Comece agora mesmo a montar sua cozinha com esses utensílios!

 

Agora que você já está bem informado e sabe todos os utensílios necessários para sua cozinha na hora de fazer doces ou para sua confeitaria, é só começar!

 


Carregando, por favor espere!

Categorias relacionadas


DESCARTÁVEIS

DESCARTÁVEIS

Embalagens DescartáveisEmbalagens Descartáveis.Confira diversos tamanhos e modelos que fabricamos e revendemos em nossa loja virtual!Com preço de fabricante para caixas e sacolas de papel e acetato, casa de embalagem, pote para bolo, caixa para

CONFEITARIA

CONFEITARIA

✅Confeitaria Confira nossa linha de produtos para confeitaria, temos diversos itens e sempre iremos colocr novos para atender esse mercado que não para de crescer. Confira alguns dos itens que trabalhamos; Bicos de Confeitar, Celebrate, mago, Mary

EMBALAGENS

EMBALAGENS

Embalagens e Caixas - ditudoembalagens.com.brConfira em nossas Embalagens.São diversos modelos de embalagens para toda ocasião, bolos, doces, salgados, garrafas, panetone, cupcakes, garrafas entre outras. Confira todos modelos nas categorias, empresa