Olá Visitante! (Para sair, identificar-se, clique aqui)

Ovos de Páscoa e Sua Numeração

  • Ovos de Páscoa  e Sua Numeração

Números nas embalagens dos ovos de Páscoa não significam padrão em relação ao peso, informação do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Ovos identificados com o mesmo número podem ter diferentes gramas, inclusive dentro de uma mesma empresa.

Como exemplo, o Idec citou os ovos número 15 Classic, que pesam 240 gramas, e o Especialidades, da mesma numeração, que pesam 215 gramas, sendo que ambos são da Nestlé. O Ovo Batom, da Garoto, também número 15, pesa 210 gramas.

Induzindo ao erro

A pesquisa feita pelo Idec constatou a maior diferença nos chocolates de número 20, cujo menor preço, entre os pesquisados, foi de 300 gramas (Batom, da Garoto) e o maior, de 350 gramas (Especialidades, da Nestlé). Ou seja, uma diferença de 25%.

A ausência de padronagem não existe apenas entre marcas diferentes, como Nestlé, Garoto e Lacta, mas também entre marcas da mesma empresa. No caso da Nestlé, a pesquisa revelou uma variação de 11% entre os produtos observados.

As variações nos pesos dos produtos é explicada pela Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados).

A associação, que representa 92% das indústrias de chocolates do Brasil, explica que a numeração representa, sim, uma padronização entre as fabricantes.

Padronagem

No entanto, o que é padronizado é a forma na qual o ovo é feito. “A numeração dos ovos de Páscoa diz respeito à altura da forma do ovo”, explica o presidente da Abicab, Getúlio Ursulino Netto. Assim, um ovo de número 15 é moldado em uma forma de 15 cm; o mesmo acontece com todos os demais ovos.

O peso, por outro lado, reflete a quantidade de chocolate usada na fabricação. Logo, um ovo que tem uma casca mais grossa terá um volume maior de chocolate. Se dentro tiver bombons, também será mais pesado, mesmo que seja da mesma empresa, por exemplo.

Conhecimento dos consumidores

Uma pesquisa realizada pelo Idec,  revelou que grande parte dos consumidores não sabe o que significam os números dos ovos. Dos 1.837 entrevistados, 20% acreditam que a numeração corresponde ao peso/quantidade de chocolate; 11% pensam que o número não significa nada e 18% afirmam que não sabem ou nunca pensaram no assunto.

A maioria (51%) acredita que o número significa o tamanho do ovo, resposta, em parte correta. O Idec acredita que o número deveria se basear na quantidade de chocolate dos ovos. "Essa padronização facilitaria muito a informação ao consumidor.

Além disso, tornaria muito mais prática a comparação de preços entre os produtos.


Carregando, por favor espere!

Categorias relacionadas


PÁSCOA

PÁSCOA

Embalagens para Ovo de Colher e Ovo de Páscoa.Temos uma enorme variedades de embalagens para páscoa, caixa para ovo de colher, caixa para ovo de páscoa, embalagem para mini confeiteiro, nossa linha embalagem para ovo de colher vai de 50gr até 1 kilo,