Olá Visitante! (Para sair, identificar-se, clique aqui)

Açúcar será que e um Veneno

  • Açúcar será que e um Veneno

Açúcar Será que é um Veneno?

Açúcar comum sacarose é um carboidrato encontrado tanto em alimentos in natura quanto nos industrializados. Nesse último grupo, que engloba os biscoitos, chocolates, refrigerantes e doces, os açúcares são encontrados em maior quantidade.
consumo de açúcar está associado com a produção de serotonina, um importante neurotransmissor relacionado, entre outras funções, com a regulação do sono e humor. Entretanto, esse carboidrato também pode causar danos ao nosso organismo; portanto, o consumo deve ser feito com cautela.
Segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 10% do total de calorias consumidas diariamente devem ser provenientes do açúcar. Uma dieta saudável e ideal deve restringir-se a 5%. Isso significa que o ideal é que uma pessoa consuma 25 gramas de açúcar por dia ou, no máximo, 50 gramas.
O problema mais citado quando falamos em açúcares é a cárie. O açúcar não é causador da cárie, o ácido que é. Os alimentos que mais causam cavidades são bolachas e pães, não doces. Quando você come algo com açúcar, as bactérias que residem naturalmente na sua boca também consomem esse açúcar. O produto de resíduos de bactérias é ácido, então, após terem uma refeição, eles excretam ácido, que descalcifica ou desmineraliza o esmalte dental tirando sua estrutura, o que cria cárie.

O maior problema que pode ser causado pelo excesso de açúcar, sem dúvidas, é a obesidade. Essa doença grave, considerada por muitos uma epidemia mundial, é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas sérias, tais como problemas cardiovasculares, hipertensão, diabetes e até mesmo cânceres.
Além dos riscos decorrentes do excesso de peso, a grande quantidade de açúcar na alimentação pode sobrecarregar o pâncreas, que necessita produzir insulina constantemente para manter os níveis de glicose no sangue adequados. Essa produção pode não ser suficiente para suprir a necessidade do corpo ou não ser aproveitada adequadamente, desencadeando uma doença séria e perigosa conhecida por diabetes tipo 2.

Diante dos perigos do consumo excessivo de açúcar para o nosso organismo, é fundamental uma avaliação rigorosa dos alimentos que consumimos e também sobre nossos hábitos de vida. É importante que seja realizada uma alimentação variada, com poucos produtos industrializados e livre de excessos. Aliada a essa alimentação, é essencial que atividades físicas sejam praticadas regularmente.

Outro ponto importante é que medidas sejam criadas para que os alimentos industrializados apresentem em suas embalagens a quantidade exata de açúcar. Além disso, deve-se avaliar o teor das propagandas publicitárias vinculadas nos meios de comunicação, uma vez que sempre relacionam alimentos ricos em açúcares e crianças, incentivando hábitos alimentares pouco saudáveis.

Não pense que apenas os açucares podem causar problemas.

A Utilização de adoçantes artificiais como Stevia, Truvia e aspartame (encontrados em refrigerantes diet) tenham menos calorias do que seus correspondentes açucarados, uma pesquisa mostra que quem bebe refrigerante dietético têm duas vezes mais chances de ser obeso.

Além disso, outro estudo descobriu que a que a sacarina — um adoçante artificial — é mais viciante do que a cocaína, e um terceiro descobriu que quem tem costume de beber refrigerantes dietéticos são 67% mais propensos a desenvolver diabetes do que os que bebem refrigerantes não dietéticos.

Você deve eliminar todo o açúcar da sua dieta?

Primeiro de tudo, isso é quase impossível, já que frutas, batatas e outras comidas saudáveis contem açúcar. E também são tantas embalagens para doces chamativas que ficamos deslumbrados e não resistimos a comprar doces.

Depois, a glicose é essencial para o funcionamento do corpo, mas, claro, há limites. "Todos nós precisamos de açúcar, essa é a base do que comanda nossos corpos.É necessário para sobreviver.




 

 


Carregando, por favor espere!

Posts relacionados


Aqui Uma Forma Rápida de reduzir açúcar no sangue
1453

Aqui Uma Forma Rápida de reduzir açúcar no sangue

Sempre que você passa de uma fase difícil como aceitar que deve reduzir açúcar no sangue, vem outra questão: como fazer para reduzir esse açúcar? Há várias formas de se fazer isso, em grande parte verificada por doutores ou pessoas da área Ler mais

  • 0 Comentários

Categorias relacionadas


DOCES

DOCES

Embalagens para Doces Gourmet Fabricamos embalagens para doces, embalagens para trufas, bombons, docinhos, modelos variados de caixas em acetato para demonstrar melhor seu trabalho, para variadas ocasiões, loja de embalagens, embalagens descartá