Sublimação, que todos precisam saber para Começar.

  • Sublimação, que todos precisam saber para Começar.

Sublimação, que todos precisam saber para Começar.

Nesse artigo quero demonstrar os primeiros passos para quem está iniciando no processo de sublimação de produtos. 

1 - Computador com o Software; Será necessário esse itens adequados para fazer as imagens que serão inseridas nos produtos, os mais usados Corel Draw e Photoshop.

Os dois atendem bem para melhorias de imagens e criação de imagens, porem, será necessário um aprendizado básico para iniciar em sua operação,  que você pode buscar no YouTube, lá possui vários vídeos ensinando como utilizar as ferramentas.
Você pode baixar clicando no link que está indicando Photoshop, o mesmo possui versões gratuitas.

Esse vídeo e um dos mais completos ensinando os 1° passos para trabalhar com Photoshop. 


Corel Draw também pode baixar, porem apenas para testar grátis, pois suas versões são pagas. Inseri o vídeo para iniciantes, no canal tem outros videos ensinando mais sobre a ferramenta, basta seguir o canal.



2 - Impressoras para Sublimação; As impressoras mais utilizadas são as da marca Epson, pois as mesmas já tem uma preparação com Bulking ou como eles chamam Ecotank.

Ecotank são os compartimentos para a colocação da tinta, que fica na lateral das impressoras da marca Epson.

Para quem esta começando gosto de indicar umas das mais simples que é a Epson EcoTank

Esse modelo imprime tamanho A4, e o  modelo mais barato da marca, para essa finalidade.

Também pode começar com os outros modelos da marca, isso vai depender do seu poder aquisitivo. Veja os todos modelos de impressoras mais comuns utilizados para sublimação.

Lembrando que as impressoras não vem com a tinta para sublimação de fábrica, vem com a tinta original da Epson que não serve para sublimação, pois as impressoras da Epson não são próprias para sublimação, você deverá adquirir a Tinta para Sublimação para inserir nos tanques.

 


3 - As tintas padrão são das cores Azul(Cyan), Magenta, Amarelo(Yellow) e Preto(Black).

Essas são as cores básicas utilizadas nas impressoras para sublimação.

Porem tem algumas impressoras que tem mais duas cores que e o azul claro e o magenta claro, mais utilizados nas impressoras com formatos A3.

As tintas sublimáticas viram gás através do calor e pressão e realiza parte do processo de transferência para o produto que esta personalizando.




4 - Tipos de Papel para Sublimação;papel para sublimação os mais usados são o Matte 108gr, Papel Rosa Mecolour e o Fundo Azul Havir.

Esses papeis tem um tratamento especial para realização da transferência da tinta sublimática para o produto que esta recebendo a imagem.

Os papeis sublimáticos repassam as imagens com melhor qualidade para os produtos, em comparação com os papeis considerados comuns.


5 - Estufa para secagem dos papéis; Simples de fazer e de muita necessidade, pois através dela conseguira manter os papeis secos antes de introduzir na impressora evitando as marcas dos roletes, devido que a tinta sublimática tem a secagem um pouco mais demorada que as outras tintas.




6 - Maquinas Térmicas e Prensas para Sublimação; Com essas maquinas há possibilidades de fazer diversos produtos em vários formatos; Canecas cilíndricas, camisetas, canecas cônicas, squeeze, pratos, bonés,  chaveiros, produtos planos, produtos em formatos arredondados, tem uma infinidades de produtos que podem ser personalizados utilizando as prensas térmicas.

Para quem esta iniciando comece com as mais comuns, que é a prensa plana e a prensa de canecas.

Com esses dois modelos já será possível trabalhar com uma infinidade de produtos para iniciar.

Prensa para fazer produtos Planos.

Prensa para fazer produtos Cilíndricos.



7 - Utilização de Fitas de Fixação; Fita Térmica ou Fita Mágica as duas são bem utilizadas para fixar a arte impressa nos produtos que receberão a sublimação.

Elas são diferentes, porém ambas são indicadas para o processo por conta de sua resistência a temperatura e transferência de calor. Uma boa fixação do papel  reduzirá o efeito fantasma e o desperdício de materiais. 

8 - Produtos para Sublimação; Existe uma diversidade de produtos para sublimação que podem ser personalizados, nesse item vou informar os 2 principais que nunca devem faltar no seu estoque. São considerados os campeões de vendas;

Canecas para Sublimação Branca: Para quem esta começando a sublimação, e o objeto cilindro mais simples de fazer e a campeã de vendas, pois sua personalização e mais simples e aceita quase todos tipos de imagem, principalmente fotos de pessoas que adoram colocar suas imagens para presentear, mãe, pai, namorados e padrinhos de casamento. Entre dar como presentes em outras datas consideradas importantes.


As Camisetas é uma das queridinhas dos Brindeiros, pois são simples de fazer e sempre vendem. Seu processo e rápido e barato e todos gostam de camisetas brancas, dificilmente alguém não vai gostar de receber um presente personalizado em uma camiseta.E a diversidade de personalização é imensa então aproveite bem para vender muito com esse material.


Se não tem muitas ideias sugiro a compra de imagens prontas será mais fácil para quem esta iniciando nesse trabalho. 

Informação Importante. Os produtos para sublimação Ex: canecas de cerâmica devem ter tratamento com resina de poliéster, canecas simples compradas em supermercados não funcionam. Camisetas deve ter na composição do tecido a base de Poliéster para transferência de imagem. Procure sempre por produtos específicos para Sublimação.

9 - Como fazer um Mockup; O que é um mockup? E uma apresentação do produto que deseja personalizar em 3D. Apresentação nesse forma, vai proporcionar algo mais profissional ao seu trabalho, e o cliente vai sentir segurança no trabalho que estará sendo realizado, confira no vídeo a seguir como fazer um Mockup.



10 - Divulgação dos produtos; Realize publicações em suas redes sociais, publique em grupos de vendas, de festas, casamentos, crie esse hábito diário de sempre divulgar nesses canais, sempre expondo Mockups. Divulgue seus produtos em escolas, para seus amigos e familiares, as pessoas gostam de presentes personalizados, e ainda irá criar uma identidade para seu trabalho e cada vez mais ficará conhecido. Participe dos grupos de Sublimação para tirar duvidas é importante saber do conhecimento de outras pessoas que já estão mais avançadas, sempre deixa dicas legais para você divulgar e aperfeiçoar suas técnicas.

Caso queira saber mais de Sublimação e melhorar seu conhecimento, também pode buscar cursos presenciais ou online, com mais informações detalhadas para aperfeiçoar seu conhecimento. Compartilhe nosso artigo nas redes sociais, lembre-se que o conhecimento nunca e de mais e não ocupa espaço e bom inicio de trabalho.


Perguntas Frequentes


O que é sublimação?

Sublimação é o processo físico no qual uma substância passa diretamente do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido intermediário.


Quais são alguns exemplos comuns de sublimação?

Alguns exemplos comuns de sublimação incluem a transformação do gelo seco (dióxido de carbono sólido) em gás carbônico, naftalina (um sólido) se transformando em vapores, e a transferência de tinta sólida para gás durante o processo de impressão por sublimação.


Como a sublimação é usada na indústria?

Na indústria, a sublimação é usada para a produção de produtos como corantes, fragrâncias, purificação de substância, e na impressão de tecidos e materiais sintéticos.


Qual é o princípio por trás do processo de sublimação?

O processo de sublimação ocorre quando a energia fornecida à substância é suficiente para quebrar as ligas para o estado gasoso sem passar pelo estado líquido. Esse processo é reversível, o que significa que uma substância pode passar do estado gasoso de volta para o estado sólido por meio da remoção de energia (resfriamento).


Quais são algumas aplicações práticas de sublimação no cotidiano?

A sublimação é usada no cotidiano em diversas aplicações, incluindo a fabricação de café instantâneo, na indústria de alimentos para congelamento de alimentos por meio do gelo seco, na produção de perfumes, e na impressão de objetos personalizados, como canecas e camisetas .


Existem substâncias que não passam pelo processo de sublimação?

Todas as substâncias podem passar pelo processo de sublimação se as condições específicas de temperatura e pressão forem aplicadas. No entanto, algumas substâncias sublimam as temperaturas e a pressão muito extremas, tornando o processo um pouco prático para essas substâncias em condições normais.


Quais são os usos da sublimação na impressão digital?

Na impressão digital, a sublimação é usada para transferir tinta sólida para um substrato, como papel ou tecido. Esse processo é comumente usado na produção de fotografias de alta qualidade, itens de decoração, roupas esportivas personalizadas e produtos promocionais.


Como a sublimação é utilizada na fabricação de produtos de cerâmica?

Na fabricação de produtos de cerâmica, a sublimação é usada para aplicar padrões e designs complexos em objetos cerâmicos. Tintas sublimáticas são impressas em papel especial e especiais para a cerâmica usando calor e pressão, resultando em produtos finais vibrantes e relaxantes.


Qual é o papel da sublimação no ciclo da água na Terra?

No ciclo da água, a sublimação ocorre quando o gelo e a neve nas regiões frias se transformam diretamente em vapor d'água na atmosfera, sem passar pelo estado líquido. Esse processo contribui para a umidade atmosférica e, eventualmente, para a formação de nuvens e tendências.


Quais são os desafios associados ao processo de sublimação em diferentes aplicações industriais?

Alguns desafios associados ao processo de sublimação incluem o controle preciso de temperatura e pressão para garantir uma sublimação uniforme, a escolha adequada dos materiais para evitar a manipulação durante o processo, e a eficiência energética, especialmente em escalas industriais, para reduzir custos de produção.

 



Comentários

Escrever comentário

Nota: HTML não suportado!

Avaliar

Posts relacionados


Sublimação em Azulejo
14921

Sublimação em Azulejo

Os azulejos para sublimação são ótimos produtos para presentear e também decorar, dando um toque especial na decoração como porta retratos, na cozinha, no banheiro ou do ambiente de sua preferência. Eles estão disponíveis em diversas medida Ler mais

  • 0
  • 0 Comentários
Sublimando Caneca Mágica
6236

Sublimando Caneca Mágica

As canecas mágicas para sublimação estão ganhando cada vez mais espaço no mercado da personalização por sublimação. Confira aqui nesse artigo como funciona a caneca mágica para sublimação. Boa Leitura! Ler mais

  • 0
  • 0 Comentários
Passo a Passo para Sublimação em Copos e Canecas de Vidro
11700

Passo a Passo para Sublimação em Copos e Canecas de Vidro

Confira o passo a passo para sublimação em canecas de vidro, com esse processo não vai mais erras suas canecas e copos de vidro. Confira, boa leitura! Ler mais

  • 0
  • 0 Comentários
Aprenda a fazer a sublimação em canecas!
12352

Aprenda a fazer a sublimação em canecas!

Canecas de cerâmica para Sublimação é um dos produtos para personalizar mais procurados no mercado de sublimação. Confira Aqui nesse artigo como personalizar caneca cerâmica. Ler mais

  • 0
  • 0 Comentários

Categorias relacionadas


CAIXAS PARA CANECAS

CAIXAS PARA CANECAS

Embalagens e Caixas para CanecasFabricamos embalagens para canecas em diversos modelos, caixas para canecas com abertura tipo maleta ou toda fechada, caixas em acetato para melhor visualização das canecas, para variadas ocasiões, fabricamos embalagen

SUBLIMAÇÃO

SUBLIMAÇÃO

PRODUTOS PARA SUBLIMAÇÃOTemos Diversos Produtos para Sublimação, canecas, chinelos, camisas insumos em geral.Qual é Ponto da Sublimação? Hoje a sublimação e mais conhecida na personalização de produtos para brindes. Mas um item que antigamente er

Whatsapp Whatsapp